quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TEMA: PUNIDA PELOS HOMENS, JULGADA POR CRISTO JESUS.


MENSAGEM João 8:1-7
 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
10 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

A mulher havia sido surpreendida em adultério. Um flagrante testemunhado. Havia uma lei implacável escrita por Moisés (Deuteronômio 22:22-24 Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel. 23 Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, 24 Então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti.) que ordenava o apedrejamento até a morte. O julgamento aparentemente era claro. A Lei foi violada, ela foi punida pelos homens e julgada por JESUS. Justiça de homens é sinônimo de morte. Como é a justiça de Deus?
"Aquele que dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra". Jesus aqui nos coloca novamente uma forte característica da justiça de Deus que é muito diferente da justiça dos homens. Nos vers. 7,8 JESUS coloca todos para pensar, todos se retiraram, começando pelos mais velhos (talvez os que tivessem mais pecados, mais histórias para contar). É FÁCIL ACUSAR. Ninguém condenou a mulher, nem mesmo Jesus. Uma vez julgada culpada, não foi condenada nem pelo Filho de Deus. Onde não há perdão não existe amor, as pessoas não tinham amor nos seus corações para perdoar aquela pecadora. Mateus 5:43.
 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Mateus 19:19.  Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Marcos 12:31. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Romanos 15:2. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Gálatas 5:14. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Tiagos 2:8. Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Mateus 18:21,22 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Jesus não alivia o pecado da mulher. Ela é mesmo pecadora . Seu tratamento, porém, é diferente:não porque fosse mulher;não porque ela estivesse em desvantagem no meio de tantos homens;não porque Jesus queria se vingar dos seus oponentes;mas porque veio salvar o mais vil pecador . "Nem eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais."
Alguém adulterou? Você conhece alguém que "pulou a cerca"? Que fez alguma coisa errada ? Aquela certa pessoa divorciada converteu-se e quer entrar para a igreja? Você cortou as relações com a mocinha que tornou-se mãe solteira? Você gosta de apedrejar? Você quer ser o primeiro a atirar a pedra? Se Jesus não condenou, quem somos nós para condenar.
JESUS naquele momento era o único que poderia atirar aquela pedra, e ele não atirou, mas liberou PERDÃO, libere você também.

"vai, e não peques mais." Quem peca está endividado com Deus, e não com seus irmãos. E entre Deus e o pecador, só existe uma pessoa: Jesus.
JESUS
 DISSE EM Mateus 7:1-5 ¶ Não julgueis, para que não sejais julgados.

2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
ISAIAS 33:22 Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará. SALMOS 75: 7 Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. SALMOS 7:11 11 Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
A legislação sagrada sobre o pecado está em :
Romanos 3:21-26 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 14:12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Uma vez perdoado e limpo, o pecador passa a ser uma nova criatura -
2 Co 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo JESUS, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Para duas perguntas, duas respostas:"nem eu te condeno"; "vai e não peques mais.

Nenhum comentário: